|
Estudo: Dieta rica em legumes favorece perda de peso e a sua manutenção |
|
18-Nov-2008 |
|
Uma investigadora da Universidade de Navarra, Itzar Abete, demonstrou que uma dieta rica em vegetais favorece a perda de peso e a sua manutenção ao longo do tempo.O estudo, que desenvolveu parte da sua tese na Faculdade de Farmácia, contou com a participação de 32 voluntários, os quais submeteu a duas dietas de emagrecimento.Na primeira dieta, baseada no consumo de legumes quatro vezes por semana, observou-se um baixo índice glicémico, onde os hidratos de carbono foram assimilados lentamente favorecendo a sensação de saciedade, o que melhorou o seguimento da dieta e a perda de peso, enquanto na segunda, consistente numa dieta de alto índice glicémico, verificou-se menos perda de peso.A cientista afirma que tudo se relaciona com outro efeito importante, como a redução de peso mediante uma dieta de baixo valor glicémio proteger frente a uma diminuição de gasto energético, uma das principais desvantagens do seguimento de uma dieta e um dos factores responsáveis pela recuperação de peso.Por outro lado, a investigadora do departamento de Ciências da Alimentação, Fisiologia e Toxicologia da Universidade de Navarra completou o seu estudo através de uma amostra de 32 pacientes com características de sobrepeso e obesidade, cujas dietas eram enriquecidas em ácidos gordos provenientes do consumo de peixe.
Ler mais: |